1 de agosto de 2004

Nós, como pessoas civilizadas que somos...

Nos isolamos para nos expandirmos...
Esse é só um dos paradoxos da humanidade...


- Quando somos um grupo... Um número de pessoas... Juntas... Num único e determinado fim... A coisa funciona!
- Quanto menos pessoas no grupo... Mais fácil é de se trabalhar...
- Um rinoceronte, sozinho, chega aonde ele quiser!
As civilizações antigas ditas avançadas eram fechadas. Fechadas em si. Essas civilizações "avançaram" para elas próprias! O mundo delas se resumia ao seu povo, à sua terra... Ao que estava ao alcance de todos... Que faziam parte daquele grupo!
- Então... Por quê vivemos nesse mundo, que parece grande demais, geograficamente, para nós?
Não poderíamos ser colocados cada um grupo de pessoas em um planeta diferente? Que tal?
- Acham absurda a idéia? Por quê??? Estamos perfeitamente adaptados a viver assim...
Passamos a vida "isolados", em grupos, casas, famílias, associações, setores, comunidades...
Perceba quando você sair de sua casa e se despedir de quem quer que seja em sua casa!
Dos pais/irmãos/avós/sei-lá-até-que-grau-parentesco-você-abriga-aê...
Da sua mulher/namorada/sei-lá-que-enrosco-você-arranjou...
Do seu cachorro/gato/sei-lá-que-animalzinho-de-estimação-você-tem...
Mesmo da solidão...
Você sai da sua casa... E é como se pisasse em outro mundo! São outras civilizações, que falam outras línguas, que têm outros costumes... Até a atmosfera é outra!
- Ah, é assim, sim! Já notou como é difícil se comunicar com essas "civilizações" todas???
Perceba! De cada lugar que você sai... Em cada lugar que você entra... Sempre encontramos novas civilizações... Amistosas ou hostís... Avançadas ou retrógradas... Em ambientes que combinam com - ou propiciam - o comportamento da tribo.
O mais engraçado é que essas "civilizações" sempre se expandem! Elas se isolam em si mesmas para se expandirem! Se expandem, se propagam... Se chocam! Atmosferas diferentes que se misturam... Uma mistura heterogênea, na maioria das vezes... Revoluções no clima do planeta... Dos planetas.
Esses dias, eu vi um indivíduo - um único indivíduo -, bem-vestido, em um local com bom movimento de pessoas naquela hora, bradando a quem quisesse ouvir:
- Eu já fumei muita maconha! Eu já cheirei muita cocaína! Mas agora eu não quero mais saber disso! Agora eu só quero saber do meu Senhor! E vim aqui pregar o evangelho do meu Senhor!
E emendava:
- Acham que eu sou louco? Louco eu era quando eu fumava e cheirava! Loucura é fumar maconha, é cheirar cocaína! Pregar o evangelho não é loucura! Vocês riem... Mas vocês vão ver! Meu Senhor vai pegar vocês! Vai pegar você, você, você e você! - apontava para alguns dos transeuntes do local e continuava: - Meu Senhor vai pegar vocês...
Era apenas um! Um querendo expandir! E causando reações climáticas, sim! Pelo menos, eu senti! Senti muita raiva!
Os povos se juntam - ou se excluem - na esperança de serem maiores! Mas TODO MUNDO FAZ ISSO! Se fecham em si... Para se confrontarem depois uns com os outros... Na tentativa de se unirem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário